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domingo, 13 de novembro de 2011

Pirâmide X Marketing Multinível

Pirâmide X Marketing Multinível

Um esquema em pirâmide é um modelo comercialilegal que envolve basicamente a permuta de dinheiro, sem qualquer produto ou serviço seja comercializado.

Já Marketing Multinível sempre existe um produto a ser comercializado e o ganho é proporcional a venda deste produto.

Então entendemos que a diferença entre pirâmide emarketing multinível é ter um produto ou não?

Parece simples, mas o que vemos na internet, muitos sites com característica de pirâmide, porém põem qualquer produto (lixo eletrônico), como e-book, sistema de telefonia e outros produtos sem valor para disfarçar a pirâmide.

É claro que não podemos generalizar e existem muitos e-books e serviços de valor, mas alguns deses produtos não passam de máscara do negócio ilegal.

O Marketing Multinível não deixa de ser pirâmide, mas somente na estrutura da organização, (assim como em qualquer outra organização capitalista há os diretores, gerentes, chefes e funcionários formatndo uma pirâmide), mas repito, a remuneração do marketing multinível vem da comercialização do produto.

A maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes complicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil. A idéia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa.

Assim, geralmente ganha quem está no topo do esquema, poucas pessoas ganham alguma coisa, e com certeza muitos vão ficar sem ganhar nada e ainda perder o que investiu.

Esquemas em pirâmide ocorrem em muitas variações. Os primeiros esquemas envolviam uma corrente postal, no tempo que a internet não era muito difundida, distribuída com uma lista de 5 a 10 nomes e endereços nela. Ao destinatário era dito que enviasse uma pequena quantia de dinheiro para a primeira pessoa da lista. O destinatário então removeria esta primeira pessoa da lista, moveria todos os nomes restantes para cima uma posição e acrescentaria seu próprio nome à parte de baixo da lista. Então, ele enviaria uma cópia da carta com a nova lista de nomes para os indivíduos listados. Esperava-se que este procedimento fosse repetido e repassado e então ele seria movido para o topo da lista e passaria a receber dinheiro dos outros. Hoje tornou mais sofisticado com a tecnologia que nós temos.

O Marketing Multinível (MMN) funciona recrutando pessoas para vender, divulgar ou consumir um produto. Recebe comissão em forma de bônus quem indica pessoas para vender ou representar seus produtos, que se tornam seus "downlines" (pessoa treinada por alguém com mais experiência), isto não significa que esta pessoa não possa ganhar mais do que quem o indicou (“upline”), seu patrocinador.

Cada empresa e cada patrocinador usam seu próprio método diferenciado. Algumas obrigam aos novos associados que paguem pelo treinamento ou material de propaganda, ou que comprem uma grande quantidade dos produtos para o sistema que irão vender.

Particularmente prefiro trabalhos que não haja essa obrigação, mas a realidade é que toda empresa tem uma cota mínima por mês para você se manter ativo e ter direito a receber seus bônus e você deve investir em ferramentas e cursos, se quer ter sucesso.

Algumas empresas mundialmente conhecidas, que usa MMN, por exemplo: Avon, Natura, Herbalife, Forever Living, 4Life, Monavie. Isto não quer dizer que todas usam internet, isto prova que MMN funciona no modo tradicional, venda direta ou Marketing de Rede.

A grande vantagem do MMN é que você elimina atravessadores ou distribuidores, porque você mesmo que entra no negócio é consumidor e pode ser distribuidor, isto é, se você gosta do produto e não quer ganhar muito, consome uma parte e o resto você vende aos seus amigos, família ou contados, pelo menos tira o custo do produto, podendo ficar de graça.

Mas se você quer tornar um profissional de MMN e ganhar muito, você é considerado patrocinador. Pelo menos, no Estados Unidos

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